Cláudia Almeida 18/09/2015

rod_st

Créditos: Gustavo Oliveira/Site Oficial


Inaugurado na Copa do Mundo do ano passado, o estádio já recebeu vários eventos, desde casamento coletivo, alguns feirões de automóveis, ações sociais da prefeitura e até a beatificação da médica paranaense Zilda Arns, mas nenhum deste porte; agora podemos afirmar que a Arena se firma como um espaço multiuso. Com teto retrátil, uma infraestrutura invejável e sem par em toda a América Latina, a Arena deu início a uma nova fase. “Receber uma personalidade mundial de tamanha importância em nosso primeiro show é a prova da vocação do nosso estádio para grandes espetáculos”, disse o presidente do Atlético, Mario Celso Petraglia, ao site do clube.

Em mega-eventos como este que se coloca em prova a capacidade de gestão em segurança e atendimento. A Via Saúde – Gestão Integral, parceira do Clube Atlético Paranaense, e responsável pela gestão dos atendimentos de emergências durante os jogos de futebol realizados no estádio, foi também a responsável pelos atendimentos neste evento. Com cerca de 16.500 pessoas presentes, foram realizados 18 atendimentos, todos sem gravidade.

DSC_0493
Créditos: Marco Oliveira

De acordo com Mauro Tostes, diretor de operações da Arena do Atlético Paranaense, foi elaborado um plano para oferecer atendimento médico, segurança patrimonial, segurança do público e segurança alimentar, tudo com a finalidade de garantir o bem estar de todos os presentes. “Foram feitas várias pesquisas e vários testes para que pudéssemos começar com o pé direito.”, disse Tostes. Ainda segundo ele, foi um desafio muito grande, pois havia uma preocupação em não modificar a estrutura do estádio que sofreu apenas alguns ajustes para o evento. Os vestiários foram usados como camarim e o gramado recebeu uma proteção para acomodar cadeiras, mas os setores e acessos permaneceram os mesmos dos usados durante os jogos. Tostes também comentou a parceria do clube com a Via Saúde – “A gente tem uma confiança que é um fator primordial para a diretoria. Saber que tem uma empresa desta magnitude que pode nos atender em todos os aspectos traz muita tranquilidade. É uma parceria que está se fortalecendo a cada dia e tenho certeza de que vai ser uma parceria de longo prazo.” Já Adones Bocarte, responsável pela brigada, coordenou uma equipe de 90 brigadistas e 8 supervisores. Uma equipe muito superior da usada durante os jogos, que em média envolve 25 pessoas. “Hoje é uma nova experiência, uma responsabilidade muito grande.”, disse Bocarte, que também comemorou o auxílio da Via Saúde durante o evento.

Os portões foram abertos às 18h30 e o show teve início às 21h28 sem nenhum tipo de incidente registrado por nossa equipe. Por ser um público diferente do que costuma frequentar o espaço durante os jogos, algumas pessoas tiveram dificuldade em encontrar os setores dentro do estádio, o que é normal, mas toda a equipe de apoio fez um ótimo trabalho de orientação. Rod Stewart é considerado um dos ícones da música mundial e não é para menos, os 70 anos parecem não pesar para o cantor que durante todo o show apresentou muita vitalidade. Com poucas palavras, Rod Stewart abriu a noite com a dançante “Having a Party”, e o ritmo soul dançante foi constante durante toda a apresentação. Figurando na lista da revista Bilboard como o 17º entre os mais bem sucedidos da história da música, Rod Stewart fez por merecer este status durante o show apresentado em Curitiba. Com sua turnê mundial “The Hits”, Rod apresentou grandes sucessos de seus 50 anos de carreira, entre eles, ‘Loving Train’ e ‘Please’. Esta foi a quinta vez que o cantor se apresentou no Brasil, mas foi sua estreia na capital paranaense. A turnê segue agora para São Paulo, onde se apresenta no Allianz Park neste sábado e no domingo ele toca no Rock in Rio, na mesma noite da apresentação do também britânico Elton John.

E para os grandes fãs de Rod Stewart uma ótima notícia, está previsto para o mês que vem o lançamento de seu 28º álbum – “Love Is”, que promete ser mais um sucesso para a coleção do cantor que já vendeu mais de 250 milhões de discos.