Como criar um sistema de saúde perfeito?

Esta pergunta desafia estudiosos e profissionais da área de saúde em todo o planeta e ainda não se sabe se é possível respondê-la de maneira completa e definitiva.

Talvez não exista a possibilidade de um sistema de saúde perfeito, pois o conceito de perfeição depende de muitos fatores, incluindo os valores culturais de uma população. Pode ser ainda que um modelo de saúde que funcione muito bem em um determinado país ou comunidade, não seja aplicável em outro local por questões financeiras ou mesmo culturais.

Saúde é um direito de todos e uma obrigação do estado? No Brasil este conceito não é apenas aceito, é inclusive um direito constitucional. Porém em outros países esta condição está longe de ser unanimidade e é tema de constantes debates. Nos Estados Unidos, por exemplo, a saúde não é um dever do estado, e uma grande parte da população Americana defende que nem deve ser, pois entendem que este conceito pode levar a uma socialização da medicina. Como vemos, os desafios são muitos, mas se não podemos criar um sistema perfeito, com certeza podemos melhorar bastante os modelos atuais.

A Via Saúde está atenta a estes desafios e disposta a colaborar. Neste sentido, criamos esta coluna para debater as grandes questões da área de saúde. Um espaço destinado a buscar a melhoria do sistema de saúde no Brasil. O primeiro tema proposto é a necessidade de uma Visão Assistencial Integral.

>> Leia o artigo sobre Visão Assistencial Integral na Saúde.